Como funciona uma projetor ''fisicamente''

Na física, chamamos de instrumento óptico todo instrumento que tem por finalidade captar, ampliar e reduzir a imagem de objetos. A máquina fotográfica que manuseamos diariamente é um instrumento óptico, a lupa também se encaixa perfeitamente na descrição de instrumento óptico e, por fim, não poderíamos deixar de citar os óculos e os binóculos. Pois bem, todos esses instrumentos e mais alguns - que deixamos de citar são considerados instrumentos ópticos.

Outro instrumento óptico que é muito usado é o chamado projetor de imagens. Esses projetores podem ser do tipo projetor de slidesretroprojetor, episcópio etc. Todos esses instrumentos são considerados instrumentos de visão objetiva. Portanto, é graças a esses equipamentos que a imagem real de um objeto pode ser ampliada e projetada sobre uma tela.

O projetor de imagens é basicamente constituído de lentes esféricas do tipo convergente objetiva, uma fonte de luz muito intensa e um espelho côncavo cujo centro de curvatura coincide com a posição ocupada pela fonte de luz, a fim de se ter melhor aproveitamento da luz emitida pela fonte.

 

                                                                                     Fonte:   https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/projetores-imagens.htm
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!